por em Custo Justo, inserir anúncios grátis, inserir fotografias.

custojusto_imglogo

Sabemos que temos muitos utilizadores do Custo Justo que gostam de fotografia, por isso mesmo agora já podem colocar mais fotos nos vossos anúncios! Agora cada anúncio pode ter 8 fotografias, excepto os de imobiliário e de veículos onde podem ter até 12 fotografias.

Queremos por isso saber como fazem as vossas fotos brilhar.

Para dar inicio a esta conversa juntámos 5 ideias que temos sempre “à mão” para fazer as fotos dos anúncios brilhar. São ideias que podem ser aplicadas tanto às fotos que tiramos com a máquina fotográfica como às tiradas por telemóvel. ( E já sabem que temos uma aplicação custo justo para iPhone e Android? 🙂 )

A luz

Nem todas as máquinas fotográficas lidam com a luz da mesma forma, quando estiver a preparar a sua fotografia procure um espaço bem iluminado e de preferência onde a luz não incida diretamente para evitar reflexos.

Se precisar de usar iluminação tenha em conta que algumas luzes artificiais podem alterar a cor original dos objectos. Luzes florescentes deixam nas fotografias um tom de azul, enquanto que as luzes incandescentes vão resultar em fotos com um tom de cor de laranja. É o que se chama a temperatura da cor. A maioria das máquinas fotográficas compensa este efeito das luzes através da função de White Balance que pode ser automático ou ajustado de acordo com o tipo de iluminação que estamos a usar.

O pano de fundo

Quando estiver a fazer a fotografia para o seu anúncio lembre-se de colocar o objecto sem que haja elementos de fundo que distraiam o observador.

Para objectos pequenos, pode usar uma folha de papel branco ou uma cartolina que tenha uma cor que favoreça o contraste. Se estiver a colocar um anúncio para algo maior, como um carro ou uma mota, uma casa ou mesmo um barco, tire várias fotos: uma geral e várias que mostrem os detalhes que dão mais interesse à propriedade que está a tentar vender.

Faça os protagonistas brilhar

Por vezes chegam até nós anúncios que incluem vários objectos. Uma consola com os comandos, uma coleção de pins, conjuntos de roupinha de bebé, etc.

Siga a mesma regra de que falámos há pouco: mostre todo o conjunto mas depois tire uma ou mais fotos a alguns dos objectos que serão mais interessantes para facilitar a venda. Evite ter na mesma fotografia dois objectos demasiado semelhantes que podem acabar por roubar protagonismo e distrair.

Luz e Foco

Hoje em dias as máquinas fotográficas possuem uma opção para focar automaticamente o objecto para o qual estamos a apontar. Esta função de auto-focus nem sempre funciona bem à primeira podendo por vezes focar por engano o plano de fundo em vez do nosso artigo protagonista.

Em casos de pouca luz, a máquina vai aumentar o tempo de exposição e com isso arriscamo-nos a ficar com uma foto desfocada. Para evitar isto em situações em que não seja de todo possível iluminar melhor o cenário pode recorrer a um tripé ou apoiar a máquina fotográfica numa superficie estável para que a lente se mantenha no mesmo sítio enquanto dura a exposição.

Conte uma história

As melhores fotografias e os melhores anúncios contam sempre uma história. Se puder descreva onde encontrou o artigo, as alegrias que lhe deu e a razão pela qual está a vender.

Se for um objecto especialmente prático para o dia-a-dia mas que as pessoas não conhecem, pode mostrar como funciona através das fotos.

Em alguns artigos mais originais a descrição é ainda mais importante. Em tempos já ajudámos a vender um móvel em forma de José Saramago, uma locomotiva, um telefone militar entre outros artigos!

Digam-nos agora que outras dicas têm para tirar melhores fotografias e fazer os vossos anúncios brilhar!

Comentar

  • (Não será divulgado)