por em emprego.

As entrevistas de trabalho representam sempre momentos de grande ansiedade pelo facto de que são frequentemente decisivas para conseguir aquele trabalho que tanto queria. De forma a aumentar as hipóteses de ser selecionado, existem algumas regras essenciais que devem ser seguidas.

Em primeiro lugar, deve vestir-se apropriadamente de acordo com a função a que se está a candidatar. Quer queiramos quer não a primeira impressão é determinante. Em caso de dúvida opte por ir mais formal uma vez que assim demonstra que está verdadeiramente interessado.  A sua aparência deve ser impecável mas sóbria.

Seja pontual. De preferência chegue um pouco antes sobretudo se não conhecer o local da entrevista.

entrevista

O seu currículo demonstra que possui a experiência e o conhecimento necessários à função, senão não teria sido chamado para a entrevista. Por isso agora o recrutador pretende conhecer um pouco melhor a sua personalidade, perceber se tem vontade de trabalhar consigo e se se integrará na equipa e na instituição. Obviamente que o que se pretende é que o recrutador crie empatia consigo, o que, a acontecer, começa a partir do momento em que entra na sala por isso deixe o entrevistador marcar o tom da entrevista. Por exemplo deixe-o estender a mão para o cumprimentar, mas devolva o cumprimento logo de seguida.

A linguagem corporal revela mais do que à partida possamos pensar. O contacto visual é fundamental mas deve ser natural. Uma cara sorridente e relaxada é mais agradável. Não deve parecer demasiado rígido e nervoso nem demasiado descontraído.

Responda às perguntas de forma natural e clara. Reflicta sobre o que está a dizer. Prepare com antecedência as respostas a algumas perguntas básicas e recorrentes. No final da entrevista é comum o entrevistador perguntar-lhe se tem questões. Deverá tê-las preparado previamente e devem centrar-se na função e nas suas responsabilidades… Não mencione imediatamente questões como salário, benefícios ou férias. Deverá ser o entrevistador a abordá-las.

Sobretudo seja natural e demonstre entusiasmo. Boa sorte!

Uma Resposta em “Como ser bem-sucedido em entrevistas de trabalho”

Comentar

  • (Não será divulgado)