por em emprego.

O seu currículo é muitas vezes a porta de entrada que pode ser decisiva para conseguir o tal emprego que tanto procura. Como tal é fundamental que este se encontre bem elaborado de forma a garantir que não deixa passar as oportunidades que possam surgir no mercado de trabalho. O seu currículo deve demonstrar perfeitamente o profissional que é. Como tal existem algumas regras básicas essenciais que devem ser seguidas.

CV

Ser suscinto: a pessoa que irá seleccionar candidatos não demorará mais do que uns breves minutos a ler o seu currículo por isso a redacção e organização da informação devem ser cuidadas de forma a permitir rapidamente compreender o seu percurso. Assim, todas as informações devem estar condensadas idealmente no máximo em duas páginas.

Ser estruturado: O currículo deve começar com os seus dados pessoais e de contacto. Verifique que se encontram actualizados. Seguidamente deverá incluir a sua formação académica nomeadamente cursos de nível superior, pós-graduações e especializações, na ordem do mais recente para o mais antigo. Coloque depois a sua experiência profissional, começando pela experiência mais recente para a mais antiga. Descreva a sua função e alguns resultados alcançados. Termine por mencionar os seus conhecimentos em termos de idiomas, domínio de ferramentas informáticas e cursos complementares.

Ser minimalista: evite colocar fundos coloridos, letras com formatos, tamanhos e cores diferentes. A fonte deve ser a mesma em todo o documento, num tamanho e tipo que facilite a leitura. Caso necessite de destacar uma palavra, use maiúsculas, negrito ou sublinhado.

Uma vez terminado, releia com atenção o texto. Verifique que não existem erros ortográficos. Recomenda-se ainda que peça a outra pessoa que o leia e dê a sua opinião. Cuide do seu currículo e não deixe que uma boa oportunidade de trabalho lhe passe ao lado!

Boa sorte!

Comentar

  • (Não será divulgado)