por em Geral.



Existem muitos conselhos para o proceso de venda de apartamentos ou de moradias. Muitos proprietários,desconhecedores do que se vai desencadear no processo, acabam por confundir-se.

Apesar de que possam ser diferentes  dependendo do caso, alguns passos são comuns.

O primeiro a fazer, é executar um plano sobre os passos a seguir para colocar a sua casa à venda.

1º Passo

Antes de nada, a sua casa deverá estar em bom estado para aceitar um novo dono.

Se o seu objectivo é vender a sua casa para comprar uma nova, tem de estar preparado para comprar a nova antes de vender a  velha, pelo que deverá efectuar as pequenas reparações necessárias para melhorar o aspecto da casa.

Quando sentir que você e a sua casa estão preparados, chegou o momento de procurar um agente imobiliário.

2º Passo

Visite as agencias imobiliarias do seu bairro, ou aquela que tiver maior prestigio. Apresente-lhes a sua casa e pergunte-lhes quais as vantagens da sua casa face às outras, como a enalteceriam  e que tipo de comissões pedem. 

O seu agente imobiliário vai acompanhá-lo ao longo de todo o processo, assim que, assegure-se de que se entende bem como ele e que não há falhas de comunicação.

Findo o processo de arranjar  o seu agente imobiliário, negoceie as comissões e o contracto do serviço. Há inumeras possibilidades, mas lembre-se sempre, que o dinheiro para pagar a comissão virá sempre do ingresso da venda do imóvel, por este motivo deverá assegurar-se de que definiu bem o preço da venda do imóvel.

3º Passo

Um preço muito alto ou um preço muito baixo, não ajudará a vender a casa, ao contrário, poderá até dar uma má imagem aos potenciais interessados.

Primeiro, faça uma análise de custos para obter um valor aproximado do seu imóvel. Não se esqueça de contabilizar o dinheiro que poderá gastar durante todo o processo de venda e a preparar a sua casa.

Se apresentar um bom preço, os compradores vão querer ver a sua casa.  Deverá preparar-se para esta ocasião, assim como, preparar a sua casa, arrumá-la e limpá-la de modo a que quem entre, sinta vontade de ali viver.  Se contratou um agente imobiliário, abandone a casa no momento da visita.

Por outro lado, se é o próprio que vai vender a  casa, não se esqueça de colocar o seu anúncio grátis em www.CustoJusto.pt. Quando tiver uma visita agendada, reveja os pontos que vai mostrar ao interessado e prepare bem o que vai dizer.

4º Passo

Por fim, se a visita da casa tiver êxito, o comprador apresentará uma oferta. 

Garanta ter esclarecido sobre o que está incluído na venda da casa, móveis ou electrodomésticos, daquilo que não está à venda.

Se a oferta não lhe agradar, poderá sempre recusá-la ou ver se o comprador está disposto a negociar. Negociar faz parte do processo de compra e venda, pelo que deverá preparar bem os seus argumentos.

Uma vez alcançado o acordo, termina o processo de venda.  Os restantes trâmites são normalmente da responsabilidade da entidade financiadora/ imobiliária, até à data da escritura do imóvel.

Entretanto, navegue pelo site do CustoJusto  e apaixone-se pela sua nova casa!

Faça um bom negócio!

 

Comentar

  • (Não será divulgado)