5 Dicas para negociar o melhor contrato de arrendamento

Ao procurar uma nova casa ou apartamento para arrendar, muita gente opta por negociar diretamente com os proprietários, de forma a alcançar as melhores condições de arrendamento. Essa abordagem pode ser vantajosa, mas requer habilidade e conhecimento. Neste artigo, apresentamos-lhe algumas dicas e estratégias que o ajudarão a concretizar o melhor negócio.

Conhecer o mercado

Antes de iniciar qualquer negociação, é muito importante ter um bom conhecimento do mercado. Faça uma pesquisa sobre os preços médios praticados na zona onde deseja residir, tendo em consideração fatores como localização, tipologia e comodidades do imóvel. Isso poderá fornecer uma base sólida para as suas negociações.

Preparar alguns argumentos

Ao negociar com um proprietário, é fundamental estar preparado para explicar os motivos pelos quais será o inquilino ideal. Destaque a sua estabilidade financeira, o seu histórico de aluguer anterior (caso o tenha), e outras informações relevantes que possam influenciar positivamente a decisão do arrendatário.

Ser flexível com os termos de pagamento

Ofereça flexibilidade nos termos de pagamento: os proprietários podem ser mais recetivos a negociar o valor do aluguer se estiver disposto a ajustar a frequência ou método de pagamento. Propor pagamentos antecipados ou compromissos de longo prazo costumam ser bons trunfos na negociação.

Mostrar interesse e confiança

Demonstre interesse genuíno no imóvel e que é uma pessoa confiável ao longo do processo de negociação. Normalmente, os proprietários têm tendência a aceitar condições que sejam favoráveis para o inquilino se sentirem que estão perante alguém de confiança, responsável e cumpridor.

Considerar benefícios adicionais

Além do valor do aluguer, mostre abertura para discutir benefícios adicionais, como incluir serviços, manutenção regular ou até mesmo a possibilidade de pequenas melhorias no imóvel. Essas condições podem ser um ponto de negociação valioso. 
Agora que está devidamente aconselhado, entre em CustoJusto.pt e descubra as várias opções de moradias ou apartamentos disponíveis para arrendar em todo o país. Recorra à preciosa ajuda dos filtros colocados à sua disposição que vão permitir que lhe sejam apresentados os imóveis que atendem às suas necessidades. Defina, por exemplo, o intervalo de preços, a tipologia, a localização, entre outras características importantes. Entre diretamente em contato com o proprietário, agende uma visita e fique mais perto de encontrar a casa que procura.

Exemplo de imóveis para arrendar em algumas localidades:

Apartamento T1 em Lisboa para arrendarT1 para arrendar no PortoApartamentos em Matosinhos para arrendar
Apartamento T2 em Lisboa para arrendarT2 para arrendar no PortoApartamentos em Almada para arrendar
Apartamento T3 em Lisboa para arrendarT3 para arrendar no PortoApartamentos em Cascais para arrendar
Moradia em Lisboa para arrendarMoradias para arrendar no PortoApartamentos em Braga para arrendar

Mais artigos do seu interesse

Eis o que deve comprar em segunda mão

Quais os melhores carros familiares à venda no Custo Justo?

6 dicas para escolher o carro usado ideal no Custo Justo

volkswagen

Descubra os carros Volkswagen à venda no Custo Justo