7 cuidados a ter na manutenção do seu BMW

A manutenção de um BMW, como a de qualquer outro automóvel de luxo, requer uma série de cuidados a ter para garantir o máximo desempenho, longevidade e segurança do carro. Mantê-lo em perfeitas condições envolve uma abordagem proativa para atender às necessidades mecânicas, respeitando os intervalos de manutenção recomendados e prestando atenção a possíveis problemas antes de eles se agravarem. Investir tempo e esforço na manutenção do seu BMW irá melhorar a sua experiência de condução e proteger o seu investimento.

Fique atento à segurança

A boa manutenção dos travões é essencial para garantir uma condução segura em qualquer tipo de piso. Preste atenção ao desgaste das pastilhas dos travões e substitua-as quando necessário e não se esqueça que o funcionamento impecável do sistema de travagem requer também a presença de fluido de travões adequado, em quantidade suficiente e em boas condições.

Verifique o óleo do motor

As trocas regulares de óleo são fundamentais para manter a lubrificação adequada do motor e prevenir o seu desgaste prematuro. Normalmente, a BMW recomenda trocas de óleo a cada 10 mil a 15 mil quilómetros ou uma vez por ano, dependendo do modelo e das condições de condução. Utilize sempre o óleo de motor recomendado, o fluido de transmissão e outros fluidos especificados no manual do proprietário. Os fluidos de alta qualidade ajudam a manter o desempenho do motor e a prolongar a vida útil de vários componentes.

Preste atenção na pressão dos pneus

Verifique regularmente e mantenha a pressão correta dos pneus de modo a evitar prejudicar o
manuseamento, a eficiência do combustível e o desgaste dos pneus. É também importante efetuar
a rotação e o equilíbrio dos pneus conforme recomendado pela BMW para garantir um desgaste
uniforme e melhorar a condução.

Alinhamento e balanceamento

Verifique e ajuste periodicamente o alinhamento e o balanceamento nos pneus para evitar o desgaste irregular dos pneus e manter uma condução e resposta da direção adequadas. É um serviço importante e que também deve ser feito quando se sentem dificuldades em conduzir o carro em linha reta e quando o veículo começa a puxar para um dos lados. O desgaste irregular dos pneus também é outro indício de que o veículo não está corretamente alinhado. Já o correto balanceamento evita as trepidações no carro em velocidades acima de 60 km/h, a deterioração do pneu, distúrbios de direção e comprometimento da capacidade de travagem.


Atenção às rotações do motor

Acelerar o motor de um BMW deve ser feito com precaução e tendo em consideração as limitações do veículo e a manutenção adequada. Evite o excesso de rotações e tenha em atenção o limite máximo do motor. Cada modelo BMW tem uma linha vermelha, que é a RPM máxima segura. Acelerar o motor para além do limite vermelho pode causar danos graves no motor. Evite ainda um aumento prolongado das rotações, uma vez que pode levar ao sobreaquecimento e ao desgaste prematuro dos componentes do motor.

Cuide da lataria

Toda a linha de carros da BMW tem um design atraente e apaixonante, pelo que deve manter bons hábitos de conservação do seu automóvel, lavando-o e encerando-o regularmente para proteger a pintura e o acabamento dos danos ambientais. E não se esqueça também de limpar o interior para preservar a qualidade dos materiais.

Qual o valor médio da manutenção de um BMW?

De acordo com o RepairPal, os proprietários de um BMW pagam, em média, cerca de 900 euros por ano em manutenção e reparos. Os custos variam em função do modelo do veículo. A linha M, de alto desempenho, e os SUV, por exemplo, apresentam um custo de manutenção mais elevado, enquanto o BMW Série 3 é um dos modelos mais acessíveis de manutenção, razão pela qual também é um dos mais populares.
No Custo Justo vai encontrar uma vasta e diversificada oferta de carros BMW. Pode fazer a pesquisa com o auxílio de vários filtros: preço, ano de fabrico, quilometragem, cilindrada, potência, tipo de caixa de velocidade e de combustível.

Mais artigos do seu interesse

Eis o que deve comprar em segunda mão

5 Dicas para negociar o melhor contrato de arrendamento

Quais os melhores carros familiares à venda no Custo Justo?

6 dicas para escolher o carro usado ideal no Custo Justo