A saúde e o exercício físico na base do sucesso do Apple Watch

O Apple Watch, que está na sua sexta edição, tornou-se, imediatamente após o seu lançamento em 2015, num caso particular de sucesso no mercado de smartwatches. É, ano após ano, o relógio inteligente mais bem-sucedido do setor, fazendo frente até mesmo às mais conceituadas marcas suíças de relógios tradicionais nas vendas. E Portugal não é exceção. Existem, ainda assim, vários modelos de smartwatches de marcas concorrentes disponíveis no mercado.

Tendo em conta a rápida evolução do Apple Watch nos últimos 5 anos, as diferenças entre séries consecutivas não são, atualmente, substanciais. No CustoJusto.pt, pode encontrar diversos Apple Watch das diferentes séries.

Para o sucesso do relógio inteligente da Apple, entre outras especificações e características, contribuíram sobretudo as funcionalidades associadas ao exercício físico e à saúde. De acordo com várias experiências pessoais partilhadas ao longo dos anos, o Apple Watch tem tido um impacto significativo nas vidas dos seus utilizadores.

Com o Apple Watch, os utilizadores estão mais capacitados para regular a sua saúde e aptidão física, com funcionalidades como o cycle tracking, notificações de excesso de ruído ou relatórios que fornecem uma visão a longo prazo dos padrões de atividade física para ajudar a compreender o progresso do utilizador, chegando a funcionalidades bem mais complexas, como eletrocardiogramas e a análise do nível de oxigénio no sangue.

Por exemplo, esta nova funcionalidade de análise do oxigénio no sangue mede a saturação de oxigénio no sangue do utilizador, para que este possa compreender melhor o seu estado de saúde no momento e prever diversas complicações. Dados regulares de frequência cardíaca e do oxigénio no sangue são particularmente relevantes neste momento, uma vez que podem servir como sinais precoces de doenças respiratórias como a gripe ou a COVID-19.

O relógio tem ainda um sistema de chamadas de emergência internacional que funciona com a deteção de quedas, para realizar automaticamente uma chamada de emergência se o Apple Watch detetar que o utilizador sofreu uma queda e se mantém imóvel durante cerca de um minuto.

Este ano, a Apple apresentou também o novo serviço Apple Fitness+, uma nova e dinâmica experiência de fitness construída por profissionais para o Apple Watch. O Apple Fitness+ incorpora de forma inteligente métricas do relógio para os utilizadores visualizarem diretamente no iPhone, iPad ou Apple TV, oferecendo uma experiência de treino personalizada com uma vasta gama de aulas e treinos.

Com os novos relógios inteligentes, a Apple lançou outras funcionalidades importantes no campo da saúde, como a análise do sono, a deteção automática da lavagem correta das mãos e a uma configuração familiar, dedicada às crianças e aos elementos mais idosos da família.

Dê uma olhada aos Apple Watch de várias séries e outros modelos de smartwatch disponíveis no CustoJusto.pt.