Aspirador robot

Aspiradores, os seus melhores amigos nas férias de verão

Com saco, sem saco, verticais, pequenos, com água, robots… é hoje vasto o leque de aspiradores disponíveis no mercado. Mas como escolher o melhor auxiliar de limpeza para a sua casa neste verão? O CustoJusto.pt dá-lhe uma ajuda.

É importante considerar as dimensões da habitação e a disposição dos espaços e mobiliário no momento de escolher o aspirador. Diferentes pisos podem justificar a escolha de um modelo em detrimento de outro, bem como os materiais do chão, a necessidade de transportar o dispositivo, a existência de animais de estimação em casa, entre outros fatores.

Os aspiradores com saco limitam a dispersão dos resíduos aspirados, pois facilitam a logística da limpeza e descarte do lixo. A capacidade de armazenamento de resíduos deste tipo de aspirador pode ser elevada, consoante o modelo. No entanto, estes aspiradores tendem a ser mais pesados e a apresentar maiores dimensões. Os sacos constituem, também, uma despesa extraordinária.

Um aspirador sem saco ou de depósito é, por norma, um dispositivo mais pequeno, fácil de transportar e mais económico. Com um reservatório incluído, a remoção dos resíduos pode não ser tão fácil, se comparada com os aspiradores com saco, e exige um cuidado redobrado para que não haja dispersão de partículas. Este ponto é particularmente relevante em habitações nas quais vivem indivíduos com reações alérgicas a pó e outras partículas. A limpeza do aspirador sem saco exige, também, um maior cuidado.

Os aspiradores descritos anteriormente têm, por norma, uma ligação elétrica por cabo, promovendo a potência e autonomia dos dispositivos. No entanto, para algumas situações, os pequenos aspiradores portáteis são a opção ideal. De dimensões reduzidas e extremamente portáteis, estes aspiradores adequam-se perfeitamente a limpezas frequentes, rápidas e em locais mais pequenos ou difíceis de alcançar com uma ligação por cabo e um dispositivo maior. Em contrapartida, os pequenos aspiradores portáteis não apresentam níveis de potência e autonomia tão elevados.

Existem, ainda, os aspiradores com água, a melhor opção para indivíduos com alergias. Isto, porque reduzem significativamente a dispersão de resíduos e partículas no ar, retendo-os num depósito com água. São geralmente mais pesados e difíceis de transportar, mas apresentam muitas vezes funções que não encontramos nos restantes modelos, como a limpeza a vapor.

Aspirador vertical

Um pouco transversais às tipologias já mencionadas, existem também os aspiradores verticais. Podem ter saco ou depósito incluído, podem ser portáteis ou com ligação à corrente elétrica, mas o ponto forte e diferenciador deste tipo de aspirador está, precisamente, na sua estrutura vertical e na distribuição do peso. São ideais para limpezas rápidas, como são, também, perfeitos para longas sessões de limpeza, pois permitem ao utilizador manter uma postura saudável enquanto aspira.

Alguns modelos apresentam características híbridas, podendo encontrar-se um aspirador vertical desmontável que se transforma num aspirador pequeno de mão.

Por último, existem ainda os aspiradores robot, um tipo de aspirador cada vez mais popular em Portugal. Programáveis e autónomos, permitem ao utilizador dedicar o seu tempo a outras atividades enquanto o aspirador realiza as suas tarefas com o recurso a sensores. Apesar da comodidade, existem algumas contrapartidas. A capacidade de armazenamento de resíduos é, por norma, bem mais reduzida do que nas restantes tipologias de aspirador. Para além disso, os aspiradores robot destinam-se a superfícies mais amplas, com poucos obstáculos, só podem realizar autonomamente as suas funções se se mantiverem no mesmo piso e têm, geralmente, menores níveis de potência. Não são indicados para limpezas mais profundas, mas são ótimos auxiliares.Qualquer que seja a sua escolha, considere ainda os acessórios que cada modelo apresenta, desde escovas a filtros e sacos. E consulte as oportunidades à sua espera no CustoJusto.pt!

Mais artigos do seu interesse

Vantagens para os Profissionais Auto até 30 de setembro

Regresse ao escritório e às aulas com o CustoJusto.pt!

5 dicas para anúncios mais eficientes no CustoJusto.pt

Cadeirinhas de bebé: viaje em segurança com os seus filhos