Aveiro: 5 atrações imperdíveis para visitar num dia

Sobre Aveiro

Cidade detentora de uma paisagem natural e urbana única, dominada pela Ria de Aveiro e os braços de água que rodeiam o espaço urbano e que marcaram de forma permanente a história, o património, a cultura e a identidade local.

Atrações da cidade de Aveiro

1. Ria de Aveiro

Uma região sem igual no Centro de Portugal, conhecida como Foz do Vouga, conquistou Aveiro tornando-se o seu coração. É o que identifica a cidade dando-lhe luz e vida, marcando de forma permanente as tradições locais. A Ria é um espelho de prata que reflete a cor dos barcos moliceiros e das casas Arte Nova, tornando sedutor o encanto da cidade. 

A Ria de Aveiro formou-se a partir do século XVI, quando o mar recuou na sua linha, deixando ao longo dos hectares, cordões litorais que formaram uma laguna. De forma a visitar e navegar pela Ria, pode embarcar num moliceiro e desfrutar de um passeio de barco único, relaxante e apreciar a beleza destas paisagens únicas.

2. Museu Arte Nova

Museu Arte Nova

Sedeado num dos imóveis mais emblemáticos do património desta corrente artística, é o centro interpretativo da extensa rede de motivos Arte Nova disseminados por toda a cidade. O núcleo museológico trata esta Arte como um argumento didático, pretendendo levar o visitante a refletir sobre os pressupostos da revolução estética que este movimento proporcionou e para assim, melhor compreender os seus reflexos que ainda se manifestam na atualidade.

A visita a este núcleo não fica completa sem a visita à casa de Chá situada no rés-do-chão, que durante o dia é contemplada com um ambiente mais calmo e relaxante permitindo tirar partido da beleza do próprio edifício. Contudo, à noite transforma-se num dos bares mais animados da cidade, com música ao vivo durante os fins-de-semana.

3. Museu de Aveiro

Museu Santa Joana, fundado em 1458, este antigo convento dominicano feminino onde viveu a Princesa reflete a vivência da população das freiras ao longo dos séculos, com diferentes estilos arquitetónicos. A princesa, filha de Afonso V, entra nesta casa em 1472, onde leva uma vida de santidade que conduz à sua beatificação em 1693, ficando assim associado à presença da princesa Santa Joana e ao seu culto religioso.

O museu conta com um circuito de visita em duas partes distintas, no entanto, complementares, o percurso monumental e a exposição permanente. No piso térreo, podem ver-se o coro baixo, com o túmulo de Princesa Santa Joana, a Igreja de Jesus e o Claustro com as suas capelas.

É de destacar a Igreja de Jesus, decorada com uma talha dourada e azulejos portugueses da época barroca. Já o coro interior contém o túmulo da Princesa Joana e é uma obra-prima da arte barroca em mármore esculpidos pela influencia do gosto italiano, sendo da autoria do arquiteto real João Antunes. Ainda, o claustro remonta ao final do século XV e início do século XVI, com a sua graciosa tribuna de leitura e paredes revestidas de azulejos são igualmente dignas de destaque. 

4. Salinas de Aveiro

As Salinas são um dos pontos principais da história de Aveiro. Neste passeio poderá apreciar a beleza das salinas e ainda as aves que junto a elas habitam, apreciar o trabalho dos marnotos, apanhar salicórnia e contactar com os marnotos que hoje se dedicam a esta atividade.

5. Praias de Aveiro

Ao longo de todo o litoral da região da cidade de Aveiro, a costa cobre-se de areia que é lavada todos os dias pelo mar fresco do Oceano Atlântico. Se procura um local para descontrair e relaxar, ou um pretende dar passeio de carro em Aveiro, deixamos uma lista de praias que pode visitar e até praticar desporto.

  • Praia de São Jacinto

Com um vasto areal e as mais belas e melhores praia do litoral, este permite momentos sossegados junto ao mar. O encanto da sua paisagem dunar faz desta praia um ótimo local de lazer e excelente espaço para passar momentos inesquecíveis.

A sua localização faz com que do lado mar se possam praticar desportos radicais, como o surf e o bodyboard, enquanto que do lado da ria, num ambiente mais calmo e aprazível, sejam a vela e a pesca a atividades desportiva mais procurada.

Se está à procura do encanto de águas puras, classificada como Praia Dourada e com Bandeira Azul, o melhor é apanhar uma lancha ou um ferryboat no Forte da Barra seguindo a travessia lindíssima na Ria de Aveiro.

  • Praia da Barra – Ílhavo

As características mais marcantes na Praia da Barra são o enquadramento paisagístico pelo Farol, mais alto em Portugal e um dos mais altos no mundo, o areal dourado, a qualidade das águas e ainda, a animação. No que toca aos pontos a visitar, poderá optar pela visita ao Farol da Barra, Capela de São João Batista, miradouro sobre a Ria e o paredão.

  • Praia da Vagueira – Vagos

Nesta praia poderá testemunhar a mais antiga forma de pesca no mundo, na qual pequenos barcos enfrentam as ondas para largar as redes, ainda, pode ajudar os pescadores locais a puxar as redes de volta a terra com a ajuda de bois e tratores.

No verão realizam-se algumas atividades como o cinema, as aulas de ginástica, os concertos e as feiras que animam esta praia durante os meses quentes. Já no resto do ano, aproveite os fantásticos passadiços para absorver a boa energia do ar do mar.

Mais artigos do seu interesse

Jeep

Custo Justo Braga: os melhores veículos à venda na região

Carros usados baratos: como encontrar uma boa oferta e evitar armadilhas

iPhone 15: o que esperar da nova geração?