Bicicletas, rua, ciclovia

Bicicletas à rua! Um novo paradigma em 2021?

Seja para a prática de exercício físico ou por uma preocupação ambiental, a bicicleta é um importante fator na mobilidade urbana das cidades.

Tendo em consideração as mudanças de hábitos forçadas pela pandemia, o CustoJusto.pt apresenta-lhe três razões pelas quais acreditamos que a bicicleta pode tornar-se um meio de transporte individual bastante popular em 2021.

Benefícios para a sua saúde física e mental

Está mais do que sabido que o exercício físico é importante para a sua saúde.

Andar de bicicleta pode ajudar a prevenir inúmeras doenças, quer cardiovasculares, quer associadas a hábitos sedentários. Melhora a condição do seu coração, dá-lhe força e flexibilidade muscular, alivia dores nas articulações, fortalece os seus ossos… Enfim, a lista continua!

Para além dos benefícios físicos, promove também a sua saúde mental, reduzindo a ansiedade e o risco de depressão, agravados pelo confinamento durante a pandemia.

Bicicletas, parque, ambiente, saúde e lazer

Ande ao seu ritmo de uma forma divertida

Numa altura em que não são aconselhados ajuntamentos, poupe-se à grande afluência e trânsito inerentes à utilização de transportes motorizados.

Uma bicicleta permite-lhe andar à sua maneira. Utilize-a para sessões de treino intensas ou, simplesmente, para um momento de puro lazer e descontração. A escolha é inteiramente sua.

Muitas cidades têm já ciclovias preparadas para que possa passear ou exercitar a seu ritmo com uma bonita paisagem e um piso adequado às duas rodas.

Incentivos ao uso da bicicleta

O governo português lançou o “Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Baixas Emissões”, um apoio financeiro que serve como forma de motivar os cidadãos a utilizar veículos de energias de tração alternativas e ambientalmente mais favoráveis.

Neste grupo de transportes estão incluídas as bicicletas convencionais, as bicicletas de carga e as bicicletas elétricas.

Pode consultar mais informações e enviar a sua candidatura online no Fundo Ambiental – Ministério do Ambiente.

Em suma, a bicicleta é um meio de transporte económico, não poluente e que muito pode fazer pela sua saúde.

Do que está à espera? Encontre a sua no CustoJusto.pt!

Mais artigos do seu interesse

Ponte suspensa, Passadiços do Paiva, Arouca

Portugal: Trilhos de Norte às Ilhas

Mãe e filho

Encontre o presente de última hora para o Dia da Mãe

Limpeza de Primavera com o CustoJusto.pt

Faça a limpeza de Primavera com o CustoJusto.pt

Jardim com plantas

Dicas para o jardim da sua casa