Jaguar E-Type

Colecionando Carros Clássicos: Como encontrar e restaurar um verdadeiro tesouro

Como encontrar carros clássicos para colecionar

Encontrar um carro clássico é, antes de mais, um objeto de dedicação, estudo e pesquisa prévia. E uma boa dose de paciência, pois nem sempre o clássico dos seus sonhos está à mão de semear, quer seja pelos valores praticados no mercado, quer seja pela disponibilidade de exemplares em bom estado de conservação. Procurar, procurar, procurar, esta é a palavra de ordem quando chega o momento de encontrar e comprar o seu carro, ou mota, clássicos.

O CustoJusto.pt tem um stock de mais de 1500 viaturas clássicas, de 2 ou 4 rodas, com capota ou sem ela, e com o número de portas (ou, por vezes, a falta delas) das várias versões das suas marcas e modelos favoritos, que o atormentam de dia e de noite, enquanto não foram seus, e estiverem religiosamente guardados na sua garagem.  

Restauro de carros clássicos: Dicas e truques

Há inúmeros serviços disponíveis de restauro de carros clássicos, executados com um alto grau de especialização. E com resultados finais muito próximos ao estado da viatura, quando esta saiu do stand para a estrada pela primeira vez, há décadas atrás. Muitos destes serviços de restauro são executados em oficinas especializadas, monomarca ou multimarca, verificando-se como uma tendência em alta do sector a criação de departamentos oficiais de conservação e restauro, das marcas de automóveis mais conceituadas. É o caso da FCA Heritage, dedicada ao restauro e recondicionamento dos veículos das marcas Fiat, Lancia, Alfa Romeo e Abarth, a Porsche Classic ou mesmo a Ferrari Classiche, dedicada ao restauro de modelos da marca do Cavallino Rampante. 

Modelos de competição da Fiat e Lancia expostos no FCA Heritage Hub.

O restauro de um carro antigo ou clássico deve obedecer a uma metodologia definida à partida, entre proprietário e a oficina escolhida para executar o serviço, baseada no estado de conservação da viatura, orçamento e tempo estimado para a execução da obra. Nem sempre é necessária uma intervenção de fundo, podendo o carro ser alvo de um trabalho minucioso de desmontagem e montagem correcta dos seus elementos. Poderá também apostar num trabalho de detalhe automóvel, onde se inclui a limpeza, descontaminação e polimento da pintura, devolvendo-lhe o brilho e beleza originais.

O que considerar ao adquirir um carro clássico para coleção

A escolha de um carro clássico baseia-se, primordialmente, no gosto pessoal. São muitos os carros antigos e clássicos que têm uma história familiar prévia. São autênticos sarcófagos de memórias e acontecimentos de vida, que vão desde a infância até viagens e eventos únicos e irrepetíveis.

A raridade do modelo, e a disponibilidade de peças originais e de substituição apresenta-se, como um factor determinante para a escolha do modelo. Felizmente, no CustoJusto.pt pode encontrar um stock de mais de 500.000 peças, onde seguramente irá encontrar aquela que se encontra em falta, por forma a devolver o seu carro clássico onde ele pertence: à estrada.

A aquisição de um carro de coleção é também já considerada um investimento financeiro, enquanto ativo com potencial de valorização. Porém, não deixe que a ganância tome conta de si. Compre o carro que quer e lhe convier, e usufrua dele, tal como merece.  

Como preservar e manter seus carros clássicos em ótimo estado

A manutenção atempada do seu carro clássico é essencial para o manter em pleno funcionamento, e rigoroso estado de conservação. Mas ter um carro de coleção não deve ser motivo para abdicar de circular com ele, mesmo quando mais o deseja fazer. Precisamente o contrário, uma viatura clássica deve ser uma fonte de deleite e prazer, e uma circulação regular permite-lhe evitar muitos afazeres e dores de cabeça, muitas vezes frequentes de quem tem viaturas de colecção.

Verificações: Água, Óleo e Pneus

A verificação do nível do óleo do motor deve ser feita regularmente, por forma a prevenir eventuais danos na mecânica do seu automóvel clássico.

A monitorização sistemática dos níveis de óleo e de água do sistema de refrigeração do motor é obrigatória, para evitar a fricção e sobreaquecimento de mecanismos vitais da viatura. E a verificação regular da pressão dos pneus é essencial, para prevenir problemas na suspensão do veículo, sendo igualmente um factor de segurança para o condutor e ocupantes. O local onde o seu clássico fica habitualmente estacionado também deve ser alvo de cuidado acrescido, pretendendo-se um local coberto, seco e ventilado, impedindo-o de estar exposto ao pó, e aos caprichos do tempo e intempéries.

Certificação de Veículo de Interesse Histórico

Caso o seu veículo preencha todos os requisitos, próprios de uma conservação rigorosa e estimada, procure obter a certificação do mesmo junto das entidades competentes para o efeito. Em Portugal, a Certificação de Veículos de Interesse Histórico é feita por 3 organismos oficiais: Museu do Caramulo, Clube Português de Automóveis Antigos e pelo ACP Clássicos. O processo de certificação não só é motivo de regozijo pessoal, como está a contribuir para a conservação a médio e longo prazo do seu carro de colecção (em caso de conflito entre seguradoras, na eventualidade de um sinistro), como também de uma comunidade de amantes de automóveis, cada vez mais numerosa e influente. Além disso, poderá ainda usufruir de benefícios fiscais que ajudarão (e muito) a controlar os custos anuais de manutenção do seu clássico.

Mais artigos do seu interesse

Confira alguns dos carros usados mais eficientes disponíveis no Custo Justo

6 dicas para escolher o carro usado ideal no Custo Justo

volkswagen

Descubra os carros Volkswagen à venda no Custo Justo

Quais são as motas mais populares em Portugal?