Comprar Móveis Antigos: o que precisa de saber antes de fazer a sua escolha

A compra de móveis usados tem diversas vantagens, incluindo os preços mais baixos e justos! Permita-nos ajudá-lo a economizar em segurança, trazendo o melhor para a sua casa.

Identificar autenticidade em móveis antigos

Existem várias formas de identificar a autenticidade dos móveis antigos. Quando os comprar nas plataformas em segunda mão, onde não há certificados de autenticidade, pode, por exemplo, procurar pela “ensambladura em cauda de andorinha”, uma técnica de carpintaria: é o encaixa de elementos em formato trapezoidal nas arestas dos móveis. Se a mobília em questão for vintage, então as peças em madeira serão claramente feitas à mão, com um corte imperfeito e algumas falhas.

Procure também por selos ou etiquetas, onde pode descobrir mais sobre o fabricante original! Esteja atento ao fundo das cómodas e nas bordas inferiores das peças.

Avaliar o estado de conservação dos móveis antigos

Deve evitar ao máximo comprar móveis usados com algum tipo de cheiro estranho. Para além de muitos serem difíceis de remover, podem infiltrar-se em outras peças de mobiliário em sua casa. Esteja atento, principalmente, a peças estofadas, pois podem absorver o cheiro do odor animal, de cozinhados com temperos fortes e fumo, como o do tabaco. 

Outro tópico muito importante é confirmar que o móvel ainda tem todas as peças! Falamos de pernas, puxadores, espelho, chaves correspondentes, entre outros. Da mesma forma, quando falamos de estantes, estar atento às prateleiras: se estão todas em bom estado e se não falta nenhuma. Recorde-se de que as peças que possam faltar são difíceis de substituir por serem de fabricantes mais antigos.

Previamente à compra de uma peça, analise muito bem a mesma e procure por sinais de dano ou falhas que sejam difíceis de recuperar depois. Não hesite em pedir ao vendedor mais informação ou mais fotografias para ter a certeza de que aquela é mesmo a mobília ideia para si! Tenha em atenção rachaduras, pernas partidas ou pouco sólidas, suportes partidos ou detalhes que indicam reparos anteriores — uma peça já frágil é mais difícil de consertar. 

Também é de extrema importância verificar se há algum sinal de infestação de insetos. Estes bichos podem entrar na sua casa e criar um grande problema: como retirá-los de lá. 

O mesmo se aplica ao mofo, uma substância que representa um sério problema de saúde, atacando principalmente o sistema imunitário de pessoas com alergias e/ou asma.

Considerações importantes ao comprar móveis antigos para coleção

É necessário ter em conta que colecionar móveis antigos em casa trazem uma desvantagem quanto ao ambiente criado: o mesmo pode ganhar um aspeto antiquado. Assim, caso não seja este o objetivo, recomendamos a conjugação de móveis vintage com algumas peças mais modernas, contrabalançando a decoração e tornando as divisões mais acolhedoras.

Não se esqueça também de fazer uma avaliação prévia ao espaço que tem em sua casa. Será suficiente para acomodar o móvel que quero comprar? O mesmo dará para desmontar de modo a facilitar a entrada do mesmo na sua habitação? Considere também o peso e a fragilidade do móvel ao transportá-lo.

Quanto aos cuidados e manutenção, procure saber como deve cuidar e manter o móvel para preservar a sua integridade e beleza. Alguns móveis antigos podem precisar de cuidados especiais, como limpeza com produtos específicos ou armazenamento do mesmo em condições específicas.

Por fim, pergunte-se qual é o seu objetivo ao comprar móveis antigos. Está interessado em colecionar, revender ou decorar a sua casa com eles? Tenha um objetivo claro em mente para não se arrepender da compra no futuro.

Como encontrar fontes confiáveis para móveis antigos

Encontrar fontes confiáveis para móveis antigos pode ser um desafio. Existem diversas opções, umas físicas, outras digitais, umas para quem tem um orçamento planeado e outras para quem quer poupar ao máximo na mobilização da sua casa. 

Todos conhecemos os antiquários e leilões, onde os estabelecimentos são conhecidos pela exposição de móveis antigos e autênticos. As feiras de antiguidade fornecem um serviço parecido, tendo grande variedade. No entanto, é nos websites especializados de vendas de produtos que encontrará um maior catálogo de móveis em segunda mão e, sem dúvida, os melhores preços.

O Custo Justo oferece este mesmo serviço. A ferramenta de pesquisa do Custo Justo permite-lhe ser minucioso na sua procura e recomenda os produtos mais adequados ao que realmente pretende. Além disso, a opção de localização geográfica do produto permite-lhe, por um lado, procurar mobília em segunda mão perto de si e, por outro, ao contrário das exposições e lojas físicas, não tem de sair do conforto da sua casa durante todo o processo de compra.

É importante fazer a sua pesquisa e estar preparado para fazer perguntas e obter informações sobre a autenticidade, condição e história do móvel antes de fazer uma compra. Mas não se preocupe, o CustoJusto facilita-lhe todo o procedimento.

Mais artigos do seu interesse

Eis o que deve comprar em segunda mão

5 Dicas para negociar o melhor contrato de arrendamento

Quais os melhores carros familiares à venda no Custo Justo?

6 dicas para escolher o carro usado ideal no Custo Justo