Comprar ou arrendar uma casa

Todos procuramos a localização perfeita, a melhor opção para viver e orçamentos mais baratos dado que o custo de vida é, cada vez mais, elevado. Mas, nem sempre sabemos qual a melhor opção se comprar ou arrendar uma casa. No entanto, com a ajuda do CustoJusto vai ficar a conhecer tudo aquilo que precisa de saber para dar este passo tão importante na sua vida. Assim sendo, neste artigo, abordaremos algumas dicas para o ajudar a tomar a sua decisão.

Dicas para encontrar a casa perfeita para alugar

Há algumas perguntas importantes que deve perguntar-se a si próprio de modo a ajudar neste processo. Qual o imóvel ideal para si? Precisa de lugares de garagem? Quantos? Gostaria de ter piscina? Ter um jardim ou varandas é um critério? Precisa de elevador? Pense e responda a estas questões que são bastante pertinentes e que vão facilitar todo este processo na escolha da melhor opção.

Um outro aspeto fundamental que deverá ter em conta, será o orçamento que pretende. No momento em que for ver a casa é importante confirmar se será necessário adiantar alguma renda, pois certamente, esta terá um impacto na decisão e orçamento final. Ainda, acrescentado a este orçamento, deverá incluir as despesas base como a água, luz, alimentação e gás.  

Todo este critério irá ajudá-lo a reduzir as opções e a identificar com mais facilidade, o tipo ideal de casa que se encontra dentro do orçamento estabelecido.

Dicas para comprar a casa perfeita

  • Verificar a documentação da propriedade antes da compra

De forma a verificar se está tudo em ordem com a propriedade, é necessário e fundamental ter acesso à documentação relativa ao imóvel em questão para que não hajam surpresas indesejadas um dia mais tarde.

Assim sendo aconselhamos que:

– Verifique junto da Conservatória de Registo Predial se existem dívidas ou penhoras;

– Confirme nas Finanças se o pagamento do IMI está em dia;

– Consulte a Licença de Habitação, recorrendo à Câmara Municipal em questão;

– Consulte o Certificado Energético do imóvel;

– Verifique junto do Condomínio se existem dívidas por saldar.

  • Inspeção da casa: o que procurar antes de comprar

Um dos aspetos mais importantes a ter em conta aquando da compra de uma casa é a avaliação prévia do estado do imóvel. Para isso, sugerimos que visite o espaço várias vezes e analise atentamente todas as divisões e todos os pormenores da mesma. Quando oportuno, questione também ao agente imobiliário e/ou senhorio quando é que foram realizadas as últimas intervenções/obras no espaço.

  • Como proteger os seus interesses financeiros ao comprar uma casa

Comprar um imóvel é um investimento bastante significativo e, por isso, deve estar ao corrente de todas as opções possíveis para que possa encontrar aquela que lhe for conveniente financeiramente. Se está a pensar em pedir um empréstimo, procure saber qual o banco mais adequado à sua situação e qual deles oferece a melhor proposta.

Mais artigos do seu interesse

Arrendar ou comprar casa: qual a melhor opção?

O que ter em conta na hora de comprar casa em Lisboa?

Custo justo imóveis: como escolher o ideal para si?

Apartamentos para alugar: 5 locais com o melhor custo-benefício