Compre em segurança com o CustoJusto.pt
Com os portugueses a passarem mais tempo por casa, o número de compras pela Internet aumentou, e com elas as burlas online. O CustoJusto.pt mostra-lhe o que deve ter em conta para que possa fazer bons negócios em segurança.
Controle o impulso
Antes de realizar uma compra por impulso, procure saber mais informações acerca do vendedor e do artigo que lhe despertou a atenção. Desconfie se a oferta lhe parecer boa demais para ser verdade.
Se for vendedor, partilhe todos os detalhes acerca do produto/ serviço e mostre-se disponível para quaisquer esclarecimentos que o comprador desejar. Uma atitude positiva e transparente contribui para que esteja mais perto de fechar negócio.
Cuidado com os métodos de pagamento
O CustoJusto.pt tem um serviço de cobrança de valores em nome do anunciante. Não caia no erro de pagar a anunciantes através de referências Multibanco, já que estas são mais difíceis de identificar em caso de fraude.
Com os pagamentos por MB Way, certifique-se que não partilha o seu código de acesso. A única informação necessária para o pagamento por esta via é o número de telemóvel associado à sua conta.
Para além disso, procure não utilizar serviços de pagamento como o Western Union, Money Gram ou BidPay, uma vez que são difíceis de controlar ou e dificultam o cancelamento do pagamento.

Entregas presenciais sempre que possível
Prepare a máscara e o álcool-gel. Mesmo com a pandemia, a melhor maneira para assegurar que a entrega é transparente e eficaz é combinar um encontro presencial num local público. Desta forma, poderá verificar o estado do seu artigo antes da compra.
Se o encontro presencial não for possível, lembre-se que o envio do produto por correio com portes pagos pelo comprador não garante que seja livre de risco.
Evite envios para o exterior
Se um comprador quer ter os bens enviados para outro país, recomendamos que ignore o pedido. As “cartas nigerianas” e similares têm o intuito de fazer com que envie dinheiro ou bens para países estrangeiros e tendem a ser fraude.
As mensagens são geralmente escritas num português muito sofrível e pretendem seduzi-la/o com mais dinheiro do que o anúncio indica.
Compre e venda em segurança com o CustoJusto.pt!