Dia Nacional da Energia

Dia Nacional da Energia e a certificação energética da sua casa

Neste sábado, assinala-se o Dia Nacional da Energia. Um dos temas mais abordados quando falamos em energia, sustentabilidade e economia de recursos energéticos é a certificação energética das habitações. Por norma, esta certificação organiza os edifícios numa escala alfabética de acordo com a energia que “consomem”.

Para além das intervenções habitualmente enumeradas, como a utilização de painéis fotovoltaicos, que implicam, geralmente, um grande investimento e instalações mais complexas, existem algumas ações relativamente simples que podem ajudar a melhorar a eficiência energética de uma casa ou divisão. O CustoJusto.pt apresenta-lhe três dos pontos de partida mais comuns e eficazes no curto prazo.

Janelas

Uma das intervenções mais simples e cujos resultados são quase imediatamente visíveis é a renovação das janelas, que influenciam consideravelmente a eficiência térmica de uma habitação. O perfeito isolamento dos caixilhos é um passo essencial para evitar as perdas de calor.

Adicionalmente, a instalação de vidros duplos e a opção por janelas de abertura horizontal e não deslizante são estratégias igualmente eficazes.

Paredes

Uma vez mais, o isolamento é a palavra de ordem. No caso das paredes, o isolamento externo da habitação é muito importante e o mais aconselhável para obter os melhores resultados. Em alternativa, pode optar-se pelo isolamento das paredes internas, tendo em consideração que implicará a perda de alguma área útil nas divisões.

Aquecimento

A instalação de aquecimento deve ser bem ponderada, mas pode ser inevitável para que exista bem-estar na habitação. O ar condicionado é um dos principais focos de consumo energético e, por essa razão, o importante é optar por um sistema que seja o mais eficiente possível e adequado às dimensões e localização do edifício, contando, por exemplo, com uma boa caldeira de condensação e um termostato preciso.

Um investimento único, mas eficaz, pode demonstrar-se muito mais sensato do que as alternativas menos intrusivas, como aquecedores elétricos e termoventiladores portáteis ou aquecedores a óleo, que apresentam consumos exorbitantes no longo prazo.

Aproveite as estações quentes para fazer estas alterações na sua habitação e verá o resultado nas faturas da eletricidade do próximo inverno!

Mais artigos do seu interesse

Aspirador robot

Aspiradores, os seus melhores amigos nas férias de verão

Férias de verão

Planear as férias de verão em 2021

Ponte suspensa, Passadiços do Paiva, Arouca

Portugal: Trilhos de Norte às Ilhas

Mãe e filho

Encontre o presente de última hora para o Dia da Mãe