Explorando as estradas com autocaravanas usadas: Dicas para encontrar e manter a sua!

Já alguma vez pensou como seria não ter de reservar hotéis? Ou não ter de comprar voos com antecedência? Ou depender apenas de si próprio para viajar? Tudo isto é possível com uma autocaravana: um hotel sobre rodas que o leva para onde quiser. É verdade, os preços de autocaravanas novas são altos. Mas já pensou comprar uma autocaravana usada? Neste artigo vamos dizer-lhe tudo aquilo que precisa de saber se está a pensar comprar uma. Se não está, vai ficar com vontade de o fazer!!

Dicas para encontrar uma autocaravana

Adquirir uma autocaravana é uma decisão difícil, com vantagens e desvantagens. Traduz-se no gasto de uma quantia considerável de dinheiro, e, por isso, não deve ser um processo feito à pressa. Pese bem os prós e os contras de cada uma das opções que vai encontrando, para não ser uma decisão tomada de forma impulsiva. Estude e perceba bem quais são as suas necessidades, para perceber qual o modelo mais indicado para si. Isto vai facilitar a sua busca, porque vai restringir as opções existentes, tendo em conta aquilo que está à procura. Pense quem é que vai viajar e dormir na autocaravana, que tipo de viagens quer fazer, onde pensa estacionar a viatura… Estas necessidades traduzem-se em determinadas características e modelos.

Para encontrar estes modelos a um preço justo, com determinadas especificidades, pode procurar em sites, utilizando filtros de pesquisa. O CustoJusto.pt é a melhor escolha para fazer esta pesquisa: pode procurar por tipo de autocaravana, marca, modelo, preço, quilómetros… Antes de comprar uma autocaravana, verifique sempre qual a opinião sobre esse modelo num fórum. Lá vai encontrar dicas e opiniões que lhe vão dar mais informação para formar a sua própria opinião. 

Como avaliar a condição da sua autocaravana usada

É certo que as autocaravanas usadas costumam ter preços mais em conta do que as novas. Uma das razões para isto acontecer é o facto de, como já são usadas, poderem não estar nas melhores condições. Por isso, é fundamental que saiba avaliar o estado de uma autocaravana. Esta avaliação vai dar-lhe informações para perceber se vale a pena comprá-la. Se achar que não consegue avaliar o estado da viatura, peça ajuda a um mecânico.

É fundamental avaliar o estado do motor, da suspensão, dos freios, da bateria, dos pneus, dos faróis, do tubo de escape, do radiador, dos travões… Se for possível, experimente conduzir a viatura, de forma a conseguir perceber se há alguma falha ou problema com a mesma. Evite comprar autocaravanas que tenham estado na posse de mais do que uma pessoa, ou que tenham sido utilizadas para aluguer. A probabilidade de estarem em pior estado e de serem menos cuidadas é maior. Também é relevante verificar, apesar de ser mais fácil de concertar, e menos importante, o interior da autocaravana, para perceber qual o seu estado e avaliar se é necessário fazer alterações. Não se esqueça de verificar o funcionamento do gás, aquecimento, frigorífico, fogão, água e eletricidade.

Manutenção e cuidados com a sua autocaravana usada

Depois de comprar a sua autocaravana, é necessário manter alguns cuidados, de forma a que esta esteja no melhor estado possível durante o maior número de anos. Um aspeto a ter em consideração é que, mesmo tendo atenção, estes veículos ganham sujidade facilmente, o que implica um aumento de cuidados. O deposito de água suja, por exemplo, deve ser esvaziado regularmente, e para minimizar cheiros, até pode ser lavado. É recomendado, também, que o nível de óleo seja verificado com alguma regularidade. As mudanças de óleo devem ser feitas de acordo com as recomendações do fabricante. É importante verificar também o estado das luzes e dos pneus, visto que a falha de algum destes elementos pode trazer consequências perigosas. Se a autocaravana estiver parada durante muito tempo é possível que a bateria tenha algum problema, por isso, é importante verificar o seu estado de forma periódica. 

Conselhos para viajar em segurança na sua autocaravana

Ao adquirir uma autocaravana, é importante ter conhecimento de algumas regras e conselhos que facilitam a sua utilização segura. Considere investir num seguro, para que o seu hotel sobre rodas esteja sempre protegido de imprevistos. Nunca durma numa área de serviço de uma autoestrada, estes locais tendem a ser suscetíveis a assaltos. Será mais prudente dormir numa cidade, num parque de autocaravanas.  Quando as condições meteorológicas estiverem adversas, nunca estacione ou passe a noite perto de riachos, árvores ou edifícios em mau estado. Durante as deslocações desligue o gás, para evitar acidentes. Todos os passageiros devem viajar sentados e com o cinto de segurança colocado. Confirme que todos os armários estão bem fechados e que não há objetos soltos que se podem movimentar durante o percurso. Invista num sistema de controlo de pressão de pneus que o avisará em caso de furos.

Mais artigos do seu interesse

Eis o que deve comprar em segunda mão

5 Dicas para negociar o melhor contrato de arrendamento

Quais os melhores carros familiares à venda no Custo Justo?

6 dicas para escolher o carro usado ideal no Custo Justo