Ford
A produção em série do Ford T foi a peça de engrenagem que revolucionou as linhas de montagem industrial, no início do século XX.
O método na projecção e construção de modelos, presentes em estradas do mundo inteiro, aliado à competência no desenvolvimento de novas soluções, asseguraram à Ford um lugar no panteão dos fazedores de automóveis.

A operação autónoma estabelecida em vários países, onde se incluem EUA, Reino Unido e Alemanha, contribuiu para uma grande diversificação de modelos, entre os quais os célebres “muscle cars” americanos, como os Ford Mustang (com versões desenvolvidas por Carroll Shelby), Mercury e Torino, e os populares Ford Escort, Fiesta e Focus, na Europa. O poderio da marca ficou bem patente quando, em 1963, a Ford tentou adquirir a Ferrari, para fazer desta o seu departamento de carros de corrida, história esta (bem) contada no filme “Ford v Ferrari”, de 2019.

Hoje, o Puma assume-se como o porta-estandarte da Ford no mercado automóvel, marcando presença no WRC, onde a marca possui um palmarés absolutamente invejável desde as origens do Campeonato Mundial de Ralis, em 1973.
