Oito gerações de PlayStation

Oito gerações de PlayStation

O lançamento da PlayStation 5 está a despertar um grande interesse pelos aficionados dos videojogos. Enquanto espera para conseguir por as suas mãos nesta peça de tecnologia, o CustoJusto.pt faz uma retrospetiva dos vários modelos da mítica consola da Sony.

PlayStation 1, a original

O amor pela PlayStation começou aqui. Lembra-se de clicar num botão grande – “OPEN” – para levantar a tampa de CDs?

A PlayStation 1 saiu para o mercado japonês em 1994 e, um ano mais tarde, na América e na Europa. Foi revolucionária no sentido em que, por poder ler discos, os jogos eram maiores, com um áudio melhor e com gráficos em 3D – o que para a altura era inovador e diferenciador. Em 2000, a Sony lançou uma versão da mesma consola mais leve e com um design mais ergonómico, a PS ONE.

Foi a primeira consola a atingir os 100 milhões de vendas a nível mundial numa década.

PlayStation 2

Um novo século e uma nova consola. Se a PS1 marcou o começo de uma autêntica revolução no mundo dos videojogos, a PlayStation 2 contou com outras inovações positivas.

Os gráficos em 3D foram melhorados e, para aproveitar as novas portas USB, foram criados os microfones SingStar e a câmara EyeToy, que ajudou a abrir caminho para os jogos de realidade aumentada que surgiriam nos anos seguintes.

A PS2 tornou-se a consola que mais rapidamente chegou aos 100 milhões de unidades vendidas. Este marco histórico foi conseguido em cinco anos e nove meses após o lançamento.

PlayStation Portable (PSP)

As potencialidades das consolas PlayStation na sua mão. A PSP permitia aceder à Internet, ver vídeos, ouvir música e jogar os seus jogos favoritos, onde quer que estivesse.

“Quantas tardes passadas em jogos de renome, como Grand Theft Auto – GTA, FIFA 06 e Pro Evolution Soccer 6. Bons tempos”, conta Bernardo, um engenheiro de 28 anos, fã de videojogos e tecnologia.

PlayStation 3

PlayStation Network, PlayStation Plus e a PlayStation Store: o mundo dos jogos online nas consolas nunca mais seria o mesmo. Estas três inovações da Sony foram criadas no seguimento da chegada da PlayStation 3, que, tal como as suas versões anteriores, foi uma campeã de vendas.

Para além das features que permitiram aos fãs de videojogos poder jogar contra amigos e desconhecidos pela Internet, a PS3 contava com leitor de discos BluRay integrado e uma memória interna, dizendo adeus aos emblemáticos cartões de memória.

Jogos lançados em 2013, como The Last of Us, lançado pela Naughty Dog, e Grand Theft Auto V, produzido pela Rockstar Games, foram muito aclamados e os favoritos dos gamers.    

PlayStation Vita

A Sony apresentou a PSVITA ao mundo em 2011 e introduziu uma feature que, até então, não existia: dois manípulos analógicos numa consola portátil. A esta característica juntou um touchscreen de 5 polegadas OLED.

O designer responsável por esta peça tecnológica foi Takashi Sogabe, a mesma pessoa que esteve na origem do icónico Walkman da Sony.

PlayStation 4

A PS4 trouxe gráficos excelentes em HDR e um sistema integrado de streaming e redes sociais que permitia aos jogadores partilharem os seus melhores momentos de jogo com a comunidade PlayStation. O comando DUALSHOCK 4 tinha uma coluna integrada, uma barra de luz e um touch pad.

PlayStation 4 Pro e PlayStation VR

Foi com esta geração da consola que apareceu o PlayStation VR, para jogos de realidade aumentada, e a PS4 Pro, uma versão melhorada da PS4 com resolução 4K e mais memória interna.

PlayStation 5, o futuro

E, finalmente: o presente.

A PlayStation 5 é mais um passo por parte da Sony na direção das experiências next-gen de gaming. É capaz de entregar gráficos em 8K a 60 quadros por segundo e é rapidíssima.