Férias de verão

Planear as férias de verão em 2021

O último ano foi, no mínimo, diferente e os nossos hábitos foram necessariamente alterados. Decisões de férias, que pareciam simples noutros anos, são acompanhadas de incerteza em 2021.

Por isso mesmo, torna-se ainda mais essencial o planeamento. Saber com a devida antecedência aquilo com que vai poder contar, em termos de tempo disponível, de atividades e de ofertas, vai permitir-lhe encarar as próximas férias de verão com muito menos stress.

O prazer de planear

O simples planeamento das férias é um foco de satisfação e abstração do quotidiano. Para além disso, quanto mais cedo planear, mais probabilidade terá de encontrar as melhores ofertas disponíveis e os preços mais aliciantes.

Os dias de férias e o calendário

Estude o calendário do ano, os feriados nacionais e municipais e os fins de semana prolongados. Procure balizar as suas férias de verão em momentos que lhe permitam poupar dias para os restantes momentos do ano.

Se o verão é tradicionalmente a altura do ano em que mais dias utilizamos para uma pausa prolongada no trabalho, é sempre agradável conseguirmos distribuir as nossas férias por diferentes fases do calendário.

O destino de férias

A escolha do destino de férias implica, por si só, outras tantas decisões – clima, segurança, atividades, viagens, alojamento, preços, praia, cidade, campo, língua, requisitos de saúde e legais, moeda, infraestruturas e atividades apropriadas para crianças, entre outros fatores.

O ano 2021 não poderia ser mais apropriado para apostar na oferta nacional. Para além de apoiar o turismo português, esta opção dar-lhe-á a conhecer locais e costumes tão próximos com os quais nunca teve contacto.

Sejam a cultura, a montanha, os rios, as cidades e vilas históricas ou os socalcos únicos e cruzeiros do norte do país, do Porto a Bragança, Guimarães, Braga, Viana do Castelo e tantos outros locais. Seja a paisagem, os palácios, as quintas e a história viva de cidades como Sintra. Sejam os pinhais, as reservas naturais, as praias estupendas ou as planícies intermináveis do Alentejo e do Algarve. A beleza natural e impossível de reproduzir dos arquipélagos da Madeira e dos Açores. O lazer, o surf e o Sol da Figueira da Foz, de Peniche ou da Nazaré. Ou o turismo rural da Guarda e de Castelo Branco. Tem em Portugal um leque de ofertas virtualmente infindável, a norte, no centro, a sul ou nas ilhas.

Ponte suspensa, Passadiços do Paiva, Arouca
Leia o nosso artigo Portugal: Trilhos de Norte às Ilhas

Trilhos e escapadelas

O CustoJusto.pt reuniu um percurso ao longo do território nacional com alguns dos trilhos mais bonitos do país. Adicione uma experiência única ao seu plano de férias ou aproveite ao máximo os fins de semana prolongados com que o mês de junho nos brindou em 2021.

O alojamento de férias

Quais as melhores ofertas de alojamento de férias? Antes de mais, reserve antecipadamente! Liberte o seu pensamento.

Considere fatores como a comodidade e as valências das instalações, o conforto de todas as pessoas que viajam consigo, a proximidade de locais de interesse turístico e de comércio, a rede de transportes disponíveis, o preço e as avaliações online. Mas, sobretudo, procure selecionar uma experiência enriquecedora e que contraste com o seu quotidiano. Férias rimam com abstração.

Outras dicas para as suas férias de verão

Prepare antecipadamente algumas das atividades para que possa libertar o seu pensamento durante os dias de férias. Reserve visitas, passeios por parques, museus, florestas, palácios, …. Evite filas, lotações esgotadas ou indecisões e permita-se viver as suas férias em vez de as passar num constante modo de gestão.

Pondere as atividades de acordo com as pessoas com quem partilha estas férias. Crianças, idosos, pessoas com mobilidade reduzida… Com equilíbrio e bom senso, é possível viver férias inesquecíveis e, mesmo, mais felizes, com atividades que todos apreciem e lhes sejam acessíveis.

Faça uma lista de tudo aquilo que vai precisar de levar consigo. Este passo facilitar-lhe-á consideravelmente a preparação da viagem. O que vai levar na mala de viagem? Que documentação será necessária? Deverá precaver-se com cuidados prévios de saúde? Um protetor solar adequado a cada indivíduo será indispensável para o destino selecionado?

Inspire-se nos roteiros de plataformas de viagens e nas experiências de outros viajantes que partilhem as suas viagens em blogs e nas redes sociais.

Acima de tudo, planeie as suas férias hoje para que as possa (verdadeiramente) viver amanhã!

Mais artigos do seu interesse

Aspirador robot

Aspiradores, os seus melhores amigos nas férias de verão

Dia Nacional da Energia

Dia Nacional da Energia e a certificação energética da sua casa

Ponte suspensa, Passadiços do Paiva, Arouca

Portugal: Trilhos de Norte às Ilhas

Mãe e filho

Encontre o presente de última hora para o Dia da Mãe