Pneus para todas as condições
Existem várias tipologias de pneus, consoante o terreno, as condições climatéricas e meteorológicas ou o veículo. Algumas tipologias partem também da inovação tecnológica no sentido da sustentabilidade de recursos e do meio.
O CustoJusto.pt faz um breve sumário das tipologias de pneus mais comumente utilizadas.
Pneus para todos os tipos de piso
Sejam estações do ano ou condições ambientais distintas, estes pneus simplificam a escolha para os condutores que utilizam os seus veículos em diferentes cenários regularmente.
No entanto, estes pneus não apresentam o melhor desempenho em nenhuma métrica, como a aderência ou a durabilidade. São produzidos para apresentarem um desempenho mediano em situações distintas.
Pneus de inverno
Estes pneus não são adequados a todas as condições, mas demonstram o melhor desempenho em cenários de inverno e pisos molhados, com gelo ou com neve.
Os pneus de inverno devem ser aplicados apenas nos meses de inverno e se a utilização do veículo o justificar, pois afetam a condução do veículo e o seu desempenho em pisos secos, por exemplo. Estes pneus exigem cuidados redobrados de manutenção, com a medição regular dos sulcos do pneu para garantir a sua eficiência e aferir a necessidade de substituição.
Pneus de verão
Os pneus de verão são aconselhados para pisos secos, mas podem ser utilizados durante todo o ano se as condições do meio em que o veículo for utilizado se mantenham estáveis.
Com ótimos resultados em piso seco, em velocidade e em aderência, os pneus de verão não estão preparados para enfrentar condições mais adversas como os pneus de inverno, podendo ficar consideravelmente danificados com alguma facilidade.
Pneus anti-furo
São pneus que protegem as jantes de danos graves numa situação de rebentamento de pneus ou outras, que ponham em risco a segurança do veículo.
Estes pneus permitem aos condutores manterem o controlo da viatura e dirigirem-se, a uma velocidade reduzida, a um local de apoio próximo, como uma garagem ou uma estação de serviço.
Pneus ecológicos ou pneus sustentáveis
Com o avanço de iniciativas governamentais e o desenvolvimento do sentido crítico da sociedade relativamente à sustentabilidade do planeta, dos ecossistemas e dos recursos, também os pneus entram na procura por alternativas de produção mais conscientes.
Os pneus ecológicos ou pneus sustentáveis são produzidos com vista a aumentar a sua eficiência e longevidade, reduzindo o desperdício causado pelos pneus com pequenos ciclos de vida. Outro objetivo é o consequente aumento da autonomia dos veículos, através da redução da resistência ao rolamento, redução do consumo e redução das emissões de dióxido de carbono e outros poluentes.
A redução do desperdício e a aposta no reaproveitamento e otimização dos componentes são, sucintamente, os pilares desta nova tipologia de pneus. São utilizados materiais que tornam a borracha do pneu mais flexível, mais resistente ao tempo e com um desgaste natural menos prejudicial ao meio.
Substitua os seus pneus com a ajuda do CustoJusto.pt.