Ponte suspensa, Passadiços do Paiva, Arouca

Portugal: Trilhos de Norte às Ilhas

Quantas vezes ouvimos a expressão “num país tão pequeno” associada aos mais variados feitos portugueses?

A verdade, contudo, é que Portugal não é um país de dimensões tão reduzidas quanto pode parecer. Em mais de 50 territórios europeus, Portugal está entre os 20 maiores. Mas, mais importante do que a sua dimensão geográfica é a sua riqueza natural.

A pensar num ano de 2021 em que devemos, mais do que nunca, valorizar o que Portugal tem de melhor para oferecer, o CustoJusto.pt convida-a/o a acompanhar-nos neste percurso do norte às ilhas, por alguns dos trilhos mais bonitos do nosso país. E não se esqueça de reservar a melhor estadia para descansar depois da sua longa caminhada.

Norte

A região norte de Portugal apresenta um número impressionante de experiências com cenários naturais que tão depressa nos tiram o fôlego como nos reavivam a alma.

O Douro é um exemplo perfeito, com diversas opções para explorar. O Trilho do Vinho do Porto, em Lamego, com cerca de 8 quilómetros para percorrer ao longo do rio Douro e das vinhas do Alto Douro Vinhateiro, é um dos mais bonitos do país.

O Trilho de São Cristovão do Douro, em Sabrosa, é outra opção que, com 5 quilómetros, entre o Pinhão e a aldeia de Provesende, lhe vai oferecer paisagens únicas.

Esta será uma das experiências em que o Vinho do Porto (ou qualquer outra bebida alcoólica) não será, provavelmente, o seu melhor aliado. Mas pode sempre ser um mimo após a meta (fica a nossa dica)!

Na Serra do Alvão, em Mondim de Basto, encontra o Trilho das Fisgas de Ermelo, com uma multiplicidade de paisagens que vão variar ao longo da sua caminhada e pequenas aldeias entre as montanhas. Vai poder visitar uma das maiores quedas de água da Europa e as lagoas de água cristalina são ideais para os dias mais quentes. São cerca de 12 quilómetros para desfrutar ao longo das margens do rio Olo.

Se nunca visitou o Gerês ou se mal pode esperar por voltar (nós entendemos), os 7 quilómetros do Trilho da Cidade de Calcedónia podem ser também uma ótima opção. Não só poderá vislumbrar o Penedo da Calcedónia, um ícone da região, como poderá visitar os vestígios de um povoado fortificado outrora ocupado por Romanos.

Trilho da Cidade de Calcedónia, Gerês
Trilho da Cidade de Calcedónia, Gerês

Centro

Na região Centro, encontramos também opções múltiplas e para todos os gostos.

Os Passadiços do Paiva constituem um dos trilhos mais famosos da região. Integrados no Geoparque de Arouca, estes passadiços em madeira que ligam a aldeia de Espiunca à praia fluvial do Areinho vão proporcionar-lhe quase 9 quilómetros de deslumbramento na companhia do rio Paiva, com a possibilidade de nele mergulhar e de atravessar a famosa ponte suspensa.

Não muito longe, na Serra da Freita, encontra o Trilho da Aldeia de Drave. Com partida na aldeia de Regoufe, é uma autêntica viagem de 8 quilómetros ao passado rural do nosso país.

O Trilho de Salreu é outra opção da região. Desde o Centro de Interpretação Ambiental do Bioria e passando por Salreu, em Estarreja, é um trilho plano de quase 8 quilómetros ao longo do qual vai ter oportunidade de ver campos de arroz, sapais e outros cenários únicos.

Caminhando um pouco mais para sul, mas ainda na região Centro, pode visitar o Trilho da Aldeia de Piodão, em Arganil, Coimbra e, mais para este, a Rota dos Penedos Mouros, em Gouveia, na Guarda. O primeiro é enriquecido pela gastronomia de Arganil que lhe vai dar certamente energia para completar o percurso de 7 quilómetros, para além de poder visitar uma das aldeias mais pitorescas de Portugal. O segundo é reconhecido, particularmente, pela sua riqueza arqueológica e as suas fauna e flora diversificadas.

Passadiços do Paiva, Arouca
Passadiços do Paiva, Arouca

Centro-Sul

Quase a chegar a Lisboa, aconselhamos a que coloque Sintra na sua agenda. Não são segredo as inúmeras razões que esta cidade nos dá para a visitarmos, mas vamos dar uma atenção especial ao Caminho do Monge. Em plena Serra de Sinta e Parque Natural de Sintra-Cascais, este trilho percorre a vegetação da serra ao longo de 4,5 quilómetros, tocando vários pontos de interesse histórico como a sepultura do Tholos do Monge e a pirâmide geodésica, até atingir os quase 500 metros de altitude.

Mais a sul, já no Alentejo, a Rota Vicentina, Rota da Costa Vicentina ou Trilho dos Pescadores, que atravessa a região, aglomera vários trajetos que variam entre os 9 e os 20 quilómetros e constituem uma proposta ímpar no país. Um trilho rico em paisagens que acompanha a costa alentejana e se estende de São Torpes a Lagos, passando por locais como Porto Covo, Zambujeira do Mar, Cabo Sardão, Odeceixe ou as praias da Amália e do Tonel, com acesso a várias zonas de pesca tradicional.

Costa Vicentina, Odemira, Alentejo
Costa Vicentina, Odemira, Alentejo

Açores e Madeira

E nos arquipélagos? Temos várias opções, cada uma mais inesquecível do que a anterior. Selecionámos o Trilho das Furnas, na ilha de São Miguel, Açores, e a Vereda do Pico Ruivo, na ilha da Madeira.

O Trilho das Furnas alcança os 9,2 quilómetros desde o Largo das Três Bicas até ao Pico do Milho, onde pode desfrutar de vistas únicas sobre o Vale das Furnas. Entre as experiências ímpares com que pode contar ao longo deste trilho, salientamos o Cozido à Portuguesa “do vulcão” e as lagoas das Furnas e do Fogo que servem de base a uma paisagem que nos deixa sem palavras.

Os quase 3 quilómetros do trilho da Vereda do Pico Ruivo chegam a ultrapassar os 1860 metros de altitude. Prepare-se para diferenças climáticas consideráveis que vão valer a pena quando se aperceber do quão bela e soberba é a paisagem no topo.

Lagoa do Fogo, São Miguel, Açores
Lagoa do Fogo, São Miguel, Açores

Para além da água, do protetor solar e, eventualmente, do repelente para insetos, procure selecionar vestuário desportivo confortável, calçado adequado a solos sinuosos e longas distâncias e não se esqueça do boné e da sua playlist preferida.

Boas caminhadas com o CustoJusto.pt!

Mais artigos do seu interesse

Aspirador robot

Aspiradores, os seus melhores amigos nas férias de verão

Dia Nacional da Energia

Dia Nacional da Energia e a certificação energética da sua casa

Férias de verão

Planear as férias de verão em 2021

Mãe e filho

Encontre o presente de última hora para o Dia da Mãe