Compra online com cartão de crédito

Segurança nas compras online com o CustoJusto.pt

No último ano, os hábitos de consumo sofreram algumas alterações, sobretudo no que respeita ao ponto de venda e às formas de pagamento. As compras online, as encomendas com entrega no domicílio e os métodos digitais de pagamento viram um crescimento inédito em 2020 e 2021.

Comprar online não só é cómodo em termos de deslocações, como nos permite comprar em lojas e a vendedores e anunciantes de qualquer parte do planeta e libertar tempo precioso para outras atividades.

No entanto, com esta revolução digital do consumo, ganharam também mais expressão as tentativas de burla e surgiram estratégias de fraude mais especializadas. O CustoJusto.pt está atento a esta realidade e quer ajudar todos os utilizadores a sentirem-se seguros nas suas compras online, desde a proteção dos seus dados à garantia de que o anunciante e o artigo são fidedignos e o pagamento não é comprometido.

Conheça melhor o anunciante e os artigos

CustoJusto.pt exige a todos os anunciantes a verificação de endereços de email e de contactos telefónicos.

Ainda assim, antes de realizar uma compra, aconselhamos a que contacte o vendedor e procure saber mais informações sobre o mesmo e sobre os artigos em questão. Um anunciante com boas intenções não terá qualquer problema em assumir uma atitude transparente sobre os artigos que está a vender.

Proteja os seus dados

Nunca partilhe palavras-passe, códigos de acesso ou outras informações pessoais com anunciantes, sejam estes dados referentes à sua conta no CustoJusto.pt, ao seu registo civil, ou à sua conta bancária. 

Para além da partilha de dados, procure manter a comunicação com o vendedor através do portal ou da aplicação móvel do CustoJusto.pt. Disponibilizamos um sistema de mensagens que permite a interação entre o anunciante e o potencial comprador.

Pague em segurança

Evite clicar em hiperligações para páginas de pagamento não fidedignas, ou que não inspirem confiança. Evite também realizar pagamentos através de referências Multibanco, já que será mais difícil identificar a origem ou reaver os valores transferidos em casos de fraude.

Alertamos também para as tentativas de fraude cada vez mais comuns através de pagamentos por MB Way. Ainda que este seja um método simples e rápido de transferência de valores, alguns vendedores mal-intencionados procuram ludibriar os compradores menos esclarecidos, levando-os a que realizem uma operação inversa e acabem por partilhar o seu código de acesso.

Se já é utilizador do serviço MB Way, saberá que a única informação necessária para a realização de pagamentos por este método é o número de telemóvel associado à conta do anunciante a quem irá enviar o valor a pagar. Nunca precisará de se dirigir a um terminal Multibanco para realizar um pagamento. Se nunca ativou nem utilizou esta forma de pagamento ou outras formas similares, aconselhamos a que procure informar-se sobre todos os passos de ativação e utilização junto da sua entidade bancária antes de começar a utilizá-lo. 

Como referimos anteriormente, NUNCA partilhe informações pessoais, como códigos de acesso ou palavras-passe.

Evite, também, responder a emails e SMS que remetam para pagamentos suspeitos, e nunca clique nas hiperligações que acompanham estas mensagens. As burlas por esta via são cada vez mais frequentes, e, geralmente, fazem passar-se por entidades confiáveis como os CTT, bancos, superfícies comerciais, entre outras.

Ao contrário de métodos confiáveis, como os pagamentos pela PayPal, que facilita o cancelamento de pagamentos em casos de fraude e que chega, mesmo, a apoiar o utilizador no processo de recuperação dos valores pagos, alguns serviços não apresentam o mesmo nível de confiança. Procure não utilizar métodos de pagamento como o Western Union, Money Gram ou BidPay, uma vez que são difíceis de controlar e dificultam o cancelamento em situações de burla.

Compre online e em segurança com o CustoJusto.pt.

Mais artigos do seu interesse

5 dicas para anúncios mais eficientes no CustoJusto.pt

Cadeirinhas de bebé: viaje em segurança com os seus filhos

Os Santos Populares em casa

Aspirador robot

Aspiradores, os seus melhores amigos nas férias de verão