Studio ou apartamento: qual é o melhor para morar?

Quando chega o momento de comprar ou alugar casa, é importante ter as suas preferências e critérios bem definidos. O preço é o critério mais importante? Ou será que o conforto e espaço são mais? Que tipo de casa responde melhor às suas necessidades: um studio ou um apartamento? Não sabe qual é a diferença? Nós explicamos!

Qual a diferença entre um studio e um apartamento? 

Aquilo que mais distingue um studio de um apartamento é o facto do primeiro não ter várias divisões, enquanto o segundo costuma estar dividida em vários espaços, quartos, salas…

Outra diferença significativa são os m2. Um apartamento padrão costuma ter, em média, mais de 50 m² e mais espaço para móveis e decoração. Já um studio prioriza a praticidade e economia de espaço, tendo uma área mais reduzida. O preço também é uma diferença considerável. Um studio, por ser mais compacto e ter apenas uma divisão, costuma ter valores mais acessíveis do que um apartamento padrão, mesmo que os m2 sejam semelhantes. 

Vantagens e desvantagens de apartamentos 

Geralmente um apartamento é menos dispendioso do que uma moradia, tendo também menos custos associados à manutenção. Por outro lado, num apartamento há ainda a possibilidade de fazer alterações aos acabamentos. Os apartamentos são ainda uma oportunidade de socialização, porque permite o contacto com outras pessoas.

Por outro lado, um apartamento tem também algumas desvantagens. A aquisição de um apartamento implica, por norma, o pagamento do condomínio, o que faz aumentar os gastos. Além disso, o comprador não tem a possibilidade de alterar o exterior do apartamento. Existem ainda alguns constrangimentos no que diz respeito a animais de estimação e à proibição de ruído depois de uma determinada hora. 

Vantagens e desvantagens de studios 

Tal como já foi referido, um studio é um tipo de apartamento mais compacto, que está a ganhar cada vez mais popularidade em grandes cidades espalhadas pelo mundo. Esta opção é ideal para as pessoas que procuram uma alternativa mais acessível, confortável, funcional e prática. Por serem espaços otimizados, geralmente localizados em áreas estratégicas das grandes cidades, os studios têm sido cada vez mais procurados não só por quem procura um estilo de apartamento mais prático e pequeno, mas também por investidores atentos às tendências do mercado. 

Uma das vantagens de viver num studio é a sua configuração, que facilita a manutenção do espaço. Um espaço mais pequeno não consome tanta energia, nem exige manutenção frequente e dispendiosa, o que contribui para a diminuição dos gastos. Outra vantagem relevante é o facto de haver uma maior facilidade em encontrar um studio no centro de uma cidade ou num condomínio. Assim, um imóvel como este estará provavelmente localizado perto de saídas movimentadas ou terá fácil acesso a transportes públicos. 

Por outro lado, escolher um studio também tem desvantagens. Por ser um tipo de imóvel quase exclusivo para pessoas que vivem sozinhas, nem sempre é fácil vender, porque o público-alvo é menos abrangente. Além disso, por ser um espaço pequeno, é impossível comprar grandes móveis e ter muito espaço de arrumação. 

Studios x apartamentos: como escolher? 

Quando chega o momento de escolher um studio ou um apartamento, é necessário que avalie as suas necessidades, de forma a perceber qual o tipo de imóvel que dá uma resposta mais completa. O principal critério é identificar o espaço que necessita e o preço que está disposto a pagar pelo imóvel. Um studio é ideal para uma ou duas pessoas, o que limita a escolha. 

Onde encontrar studios e apartamentos à venda em Portugal?

No Custo Justo vai encontrar uma enorme oferta de studios e apartamentos. Pode fazer a pesquisa com o auxílio de vários filtros: tamanho, localização, área útil, preço…

Mais artigos do seu interesse

Campanha 15º aniversário do CustoJusto

serviço de entregas

Serviço de Entregas

Motos usadas: onde encontrar em Portugal?

Sabe como procurar terrenos no Custo Justo?