Transporte de animais: dicas para uma viagem tranquila

Precisa de fazer uma viagem, mas não quer deixar de ter a companhia do seu animal de estimação? Independentemente do meio de transporte a utilizar, o CustoJusto.pt sugere-lhe algumas dicas importantes para poder ter o seu fiel companheiro nas suas viagens, para onde quer que vá.

Há alguns cuidados que terá de ter para que a deslocação seja feita de uma forma pacífica.

Certifique-se que o seu animal tem a vacinação em dia e um chip de identificação na coleira. Uma visita prévia ao veterinário dir-lhe-á que medicamentos poderão ser importantes para o seu pet.

Para os mais pequenos, o ideal será utilizar uma caixa de transporte durante a viagem. No caso de animais de maior dimensão, ter uma coleira que se adeque ao cinto de segurança é importantíssimo. Assim, no caso de acidente, o seu pet não será projetado para a frente e não causará danos ainda mais graves no condutor.

Importante saber que as regras de transporte de animais variam consoante o método de deslocação utilizado e o não cumprimento das mesmas poderá resultar em multa ou desconto de pontos na carta de condução. Para além disso, opte por locais que sejam pet-friendly.

Siga estas dicas para que nada falhe durante a viagem com o seu animal:

NO CARRO

Uma viagem de carro poderá durar entre poucos minutos a várias horas. Por isso, é importante mantê-lo bem ventilado e prezar pela sua segurança, assim como a do seu animal, seguindo estas orientações:

  1. Leve o seu animal no banco de trás. Certifique-se que o seu pet não anda solto, nem com a cabeça à janela. Um movimento mais brusco ou inesperado dos seus amigos peludos poderá perturbar a condução e originar um acidente. Sentir o vento de língua de fora poderá ser tentador e digno de um filme, mas a sua segurança – a do condutor, do animal e de possíveis passageiros – está em primeiro lugar.
  2. Faça com que o seu pet se sinta confortável. Coloque-lhe um cinto de segurança. No caso de transportar o seu animal numa caixa de transporte, deixe-lhe um brinquedo familiar e/ou um cobertor para que ele faça a viagem entretido, tranquilo e a sentir-se em casa. Esta dica também se aplica às viagens de comboio e de avião!
  3. Faça várias pausas. Se fizer uma viagem mais longa, não se esqueça de fazer pausas durante o caminho. O ideal será parar de hora em hora para que o seu animal possa espairecer e possivelmente fazer as necessidades.
  4. Não o alimente durante a viagem. Alimente o seu pet quatro horas antes da deslocação e hidrate-o entre uma a duas horas antes de começar a sua viagem. Se não for possível, a refeição deve ser ligeira. Dessa forma, ele terá tempo suficiente para fazer as necessidades fisiológicas e evita surpresas desnecessárias no seu veículo.

NO COMBOIO E NO AVIÃO

A CP (Comboios de Portugal) permite o transporte de animais nas suas viagens, mediante o cumprimento de algumas regras. De acordo com o website da companhia, os bichos não podem pertencer a uma espécie perigosa e devem estar encerrados numa caixa de transporte que possa ser transportada como volume de mão.

Para além disso, os animais devem estar limpos e o seu comportamento não deve disturbar os outros passageiros do comboio. O transporte dos seus pets é gratuito e o mesmo se aplica aos cães de assistência.

No caso de viajar de avião, verifique as regras da companhia aérea que for utilizar. Cada uma tem os seus preços e especificidades e todas elas permitem o transporte de cães-guia.

Os animais de grande porte fazem as viagens no porão, enquanto os mais pequeninos podem ir para a cabine.

Seja qual for o meio de transporte que utilizar, o CustoJusto.pt deseja-lhe uma boa viagem!

Mais artigos do seu interesse

Comprar Móveis Antigos: o que precisa de saber antes de fazer a sua escolha

As escolhas para este Natal da equipa do CustoJusto.pt

Faça de tudo ao seu (A)gosto com o CustoJusto!

Conheça as melhores praias portuguesas para visitar este Verão