Viajar de autocaravana: Dicas de destinos para conhecer

Segure bem no volante e viaje por Portugal na sua autocaravana, entre dias relaxantes de praia e dias aventurosos nos trilhos nas colinas. Com uma autocaravana permite-se a poder deslocar-se ao seu ritmo e andar com a “casa às costas”, naquilo que é uma proeza para qualquer um. O CustoJusto deixa-lhe algumas sugestões de destinos que não podem faltar no seu itinerário.

Sintra

Terra das escapadinhas românticas, esta cidade é um local que não pode faltar no itinerário dos auto-campistas. A sua beleza é incontestável e as estradas largas e o cheirinho às plantas das árvores abundantes que por lá crescem.

Além disso, Sintra é prevenida com diversos parques de campismo, como o Parque Orbitur do Guincho, o mais conhecido, sendo uma excelente opção para repôr energias e recarregar tudo o que for preciso dentro da autocaravana. Não se esqueça de dar um salto no Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa Continental.

Peniche

É dos locais mais cobiçados pelos amantes da natureza e das paisagens de cortar a respiração. Contém um grande património cultural, religioso e histórico, sendo ainda um destino muito popular entre os turistas. Para quem adora o mar e as atividades aquáticas, este é o destino perfeito para os caravanistas que levam sempre uma prancha de surf no telhado. 

Caso o tempo esteja favorável e a auto caravana esteja bem aparcada, um bom sítio escondido para visitar é o arquipélago das Berlengas, repleto de naturagens selvagens para os mais aventureiros. E claro, sendo Peniche a terra do peixe, não pode sair de lá sem provar a famosa caldeirada à Peniche.

Tavira

Os pomares de frutos estendem-se pelo horizonte, chegando ao emblemático Castelo de Tavira e à ponte medieval. Para os entusiastas do património histórico, fica aqui uma cidade a não perder. 

Tavira também é conhecida pelas suas salinas, local este que é indispensável na sua lista de visitas, acompanhada por uma boa e longa caminhada à beira-mar no areal da Ilha de Tavira. O Jardim do Coreto é uma grande atração da região, proporcionando bons pique-niques antes de se voltar a pegar no volante.

Costa Alentejana

De Tróia a Odeceixe, permite aos aventureiros explorar praias selvagens, trilhos misteriosos e passeios a cavalo. Os caminhos são facilmente acessíveis de caravana mas também existe a opção do ferry para visitar as praias mais escondidas da península. Existem também diversas ruínas romanas para serem exploradas ao longo da costa.

Não podemos deixar de referir a Comporta, local classificado pelo The New York Times como a aldeia hippie-chic, à qual se deve ir antes que se torne demasiado conhecida. 

Costa Vicentina

É uma faixa de litoral entre Odeceixe e Burgau, e revela uma beleza esplêndida. As várias áreas pouco frequentadas permitem aos exploradores sentirem-se num autêntico filme, descobrindo o que as arribas e a abundante vegetação têm para oferecer. Existem também diversas vilas, onde as ruelas pitorescas e as casas brancas típicas da zona algarvia não podiam faltar. Por ser um local famoso entre os donos de caravanas, é uma região bastante vigiada e adaptada a este meio de transporte.

Em que é que o Custo Justo o pode ajudar?

Viajar de autocaravana é uma experiência incrível que permite liberdade e flexibilidade para explorar novos lugares, sem se preocupar com horários de transporte ou reservas de hotéis. Em Portugal, existem muitos destinos fascinantes para conhecer a bordo de uma autocaravana, e, caso ainda não tenha a sua, o CustoJusto pode ajudá-lo a começar já a planear a sua próxima viagem.

Com motores de busca minuciosos e em constante atualização, o website permite-lhe ter acesso aos milhares de anúncios que são publicados sobre autocaravanas ou peças e acessórios para as mesmas, algo que lhe vai permitir poupar algum dinheiro.

Mais artigos do seu interesse

Eis o que deve comprar em segunda mão

Confira alguns dos carros usados mais eficientes disponíveis no Custo Justo

5 Dicas para negociar o melhor contrato de arrendamento

Quais os melhores carros familiares à venda no Custo Justo?